A cirurgia bariátrica é o método mais efetivo no combate à obesidade. É indicada para pacientes com IMC (índice de massa corporal) maior que 35, se presença de comorbidades ou maior que 40, independentemente da presença de comorbidades. Existem várias técnicas diferentes, que devem ter as suas indicações avaliadas individualmente durante a consulta.

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia da vesícula, também conhecida como colecistectomia, envolve a retirada da vesícula biliar. Geralmente, a cirurgia é indicada quando há a presença de pedras, que podem gerar complicações maiores, como a inflamação da vesícula (colecistite). A retirada da vesícula, na imensa maioria das vezes, é realizada por videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva.

Cirurgia da Vesícula

Correção de Hérnias

Hérnias são defeitos que ocorrem na parede muscular, devido à fraqueza da mesma, gerando a protrusão de gordura ou outros órgãos através deste defeito. As mais comuns são as hérnias inguinais e as hérnias abdominais. Podem ocorrer em local de incisão cirúrgica prévia, em função da fragilidade deste tecido. O seu reparo pode ser aberto ou por videolaparoscopia. Na maioria dos casos, envolve a colocação de uma tela para reforço.

Cirurgia do Refluxo

O refluxo ocorre quando há retorno do conteúdo ácido gástrico para o esôfago, geralmente por fragilidade nos mecanismos de barreira anti-refluxo. Em muitos casos, principalmente se há associação com hérnia de hiato, é necessária a correção cirúrgica. A cirurgia realizada geralmente é a fundoplicatura videolaparoscópica. Os sintomas mais comuns são azia e regurgitação.

Diversos tipos de tumores podem acometer o trato gastrointestinal, tanto benignos, quanto malignos. O cirurgião do aparelho digestivo é o profissional habilitado para o tratamento cirúrgico da maior parte destes tumores, que podem estar presentes: no intestino grosso, no estômago, no intestino delgado, no fígado e nas vias biliares ou no pâncreas.

Tumores do Aparelho Digestivo